Blog

Prontuário Eletrônico com Certificado Digital

Por 6 de julho de 2020 Sem Comentários
Prontuário Eletrônico com

Assinatura Digital

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um sistema de prontuário médico padronizado e digital.

O prontuário eletrônico é um meio virtual, onde um repositório concentra  todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um paciente.

A centralização do armazenamento das informações traz muitos benefícios, dentre eles podem ser destacados: acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais; acesso a conhecimento científico atualizado com conseqüente melhoria do processo de tomada de decisão; melhoria de efetividade do cuidado, o que por certo contribuiria para obtenção de melhores resultados dos tratamentos realizados e atendimento aos pacientes; possível redução de custos com otimização dos recursos.

Os sistemas de prontuário eletrônico têm se desenvolvido cada vez mais, ampliando as possibilidades de registro de dados e tornando a rotina dos atendimentos cada vez mais prática e eficiente. Além do registro clínico completo, com anamneses, registro de consultas e retornos, textos do paciente como prescrições e atestados, os prontuários eletrônicos também podem oferecer formulários específicos para especialidades, inclusive com opção de criação de formulários personalizados, ficha para registro de imagens e vídeos e cadastros auxiliares como CID-10, tabelas TUSS/TISS e bulário integrados para facilitar a inserção de informações no prontuário.

Durante a pandemia (2020, covid-19) tornou-se essencial utilizar o Prontuário Eletrônico com documentos assinados digitalmente e válidos juridicamente, para viabilizar e dar suporte ao uso da Telemedicina (regulamentado em caráter provisório pelo CFM).

O Sistema iGUT Clínicas adotou o certificado digital da ICP-Brasil da ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Todos os documentos gerados (prescrições, atestados, pedidos de exames e etc) pelo sistema são devidamente assinados e podem ser enviados ao paciente pela internet, mantendo assim ao regularidade nos atendimentos médico/pacientes e respeitando o distanciamento social tão importante nesta época de pandemia.

Coronavírus (covi-19)

Respeitar o distanciamento social é preciso!